04/03/2020

A evolução dos celulares e smartphones

O primeiro celular foi feito em 1956, se chamava Ericsson MTA (Mobile Telephony A).  Não era um aparelho pequeno como vemos hoje, era portátil só se fosse carregado por um carro, por que pesava impressionantes 40Kg e o custo era muito auto para ter um, por ser algo inovador e famoso na época que foi lançado.

Mais ele foi só uma partida para outros, por que poucos 12 anos depois, a Motorola por sua vez lançou o primeiro aparelho realmente portátil, se chamava Motorola Dynatac 8000X   mesmo não sendo pequeno, perto do anterior citado seu tamanho já era proporcional, e o peso esperado para algo portátil, o corpo do aparelho media 25cm de comprimento, 7 cm de largura e pesava 1Kg e com uma bateria que durava 20 minutos, uma duração muito pequena se comparado com os aparelhos mais simples de hoje em dia, mas estamos falando de décadas passadas então era algo esperado.

 Depois disso tivemos diversas melhorias nos aparelhos, algo que era só usado apenas para comunicação, tornou-se uma ferramenta do dia a dia, contando com despertador, calculadora, mensagem, internet, jogos, câmera e muito mais. Mas a chegada do que vemos hoje em dia, foi em 2008 quando a google lançou o sistema operacional Android gratuito, o primeiro aparelho a vir com esse sistema foi o HTC Dream, hoje estamos na versão do Android 10, e os celulares estão fazendo muitas coisas como, desbloqueio por impressão digital, contam  com sensor NFC que permite fazer pagamentos com apenas uma aproximação do aparelho em maquinas de cartão de credito entre outros.

A cada dia que passa as tecnologias vão se avançando, seja para área da saúde, educação, industrial, ou uma invenção como o celular, está nos ajudando a cada vez mais, podemos ver com o celular isso, algo tão  simples hoje em dia, que não sentimos falta quando estamos com ele carregado, mas basta acabar a bateria para já mudar nosso dia e percebemos o quanto somos dependentes dessa tecnologia, algo que uniu quem esta longe, que cruza fronteiras com um simples toque e como disse Steve Jobs: A tecnologia move o mundo.

Temos esse poder em nossas mãos com o celular Smartphone, use com consciência.

Muitos usam celulares, computadores, melhor dizendo a internet para praticas de bullying, e varias outras coisas ruins, e pensam que tem o direito de dizer o que pensam por estar atrás de uma tela, mas também temos leis para isso. De acordo com os dados da Olhar Digital há Leis que trata das interceptações de comunicações em sistemas de telefonia, informática e telemática. A Lei 9609 que dispõe sobre a proteção da propriedade intelectual de programas de computador, além dessas leis, o Código Penal pode ser amplamente aplicado para combater os crimes na internet como, por exemplo, insultar a honra de alguém (calúnia – artigo 138), espalhar boatos eletrônicos sobre pessoas (difamação – artigo 139), insultar pessoas com apelidos grosseiros (injúria – artigo 140), comentários negativos sobre raças e religiões (preconceito ou discriminação – artigo 20 da Lei 7716/89).

REFERÊNCIAS

O PRIMEIRO CELULAR DA HISTÓRIA https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2011/07/o-primeiro-celular-da-historia.html Acesso em 24/02/2020

T-Mobile G1 https://pt.m.wikipedia.org/wiki/T-Mobile_G1 Acesso

Aluno: Nathan De Pontes Santos
Orientador: Professor Daniel Modesto.
Turma Informática

Euro Anglo Unidade Sorocaba - SP

 

-->