14/10/2019

A nova era tecnológica

Com a criação de novas tecnologias, a preocupação das pessoas com seus empregos está aumentando cada vez mais. Entretanto, os especialistas nos acalmam com a informação de que os avanços tecnológicos serão responsáveis não apenas pela extinção de cargos, mas também abrirão novas oportunidades de emprego.

Diante disso, uma nova questão surge em nossas mentes: como se preparar para essa nova era?

Certa vez, na sala de aula, minha professora de história nos deu o seguinte alerta ''quem não aprende com a história está condenado a repeti- la''. Portanto, não estamos completamente cegos em relação a essa nova era. No passado, na revolução industrial, muitas pessoas estavam perdendo seus empregos, porque suas funções mecânicas começaram a ser realizadas por máquinas, mas não foi por conta disso que as pessoas ficaram totalmente sem emprego, pelo contrário, novas funções foram surgindo. As pessoas estavam sendo contratadas para operar, construir e inventar essas máquinas, a única coisa que faltava para essas pessoas era se adaptar e adquirir conhecimento em relação a essa nova era.

Hoje, portanto, devemos nos adaptar e adquirir conhecimento em relação a essa nova era que vivenciamos. E não qualquer tipo de conhecimento, devemos ser curiosos e nos integrar e interagir com as atualidades, estar atento às novas tecnologias, e ser criativos para que ajudemos essa nova era a se aproximar de nós cada vez mais e realizar essas tarefas mecânicas, nos abrindo a oportunidade de realizar tarefas criativas dignas dos seres humanos e de sua inteligência.

Para finalizar, responderei com clareza a questão levantada no início do texto: como se preparar para esse novo momento da história? Como já foi dito anteriormente neste artigo, nós devemos adquirir conhecimento das mais variadas formas possíveis.

Por exemplo, por meio de vídeo-aulas, conteúdos de sites, blogs, livros, jornais, cursos, palestras, etc.

Sabendo disso, é importante aprender estudar e apreender melhor o conteúdo. Para isso, darei seis dicas essenciais que utilizo para memorizar o que aprendo e que podem ser úteis para você, caro leitor.

Escutar: quando você passa a ouvir as pessoas com mais atenção, pode adquirir conhecimentos sobre assuntos totalmente novos. Por isso é importante ver palestras, vídeo-aulas, cursos, etc.

Escrever: é uma forma de assimilar melhor o que você aprendeu. E se desejar, poderá postar o seu texto nas redes sociais. É importante ressaltar que isso também contribuirá para o seu marketing pessoal.

Ensinar: você não precisa ser um professor para fazer isso, simplesmente falar para quem conhece o que aprendeu já é de grande ajuda.

Ler: é extremamente eficiente para memorizar, seja por meio de livros, jornais ou revistas.

Ter ambição: querer aprender é o que lhe trará motivação para estudar.

Praticar atividades: fazer, muitas vezes, nos ajudam a decorar o que aprendemos. Sendo assim, pratique o que aprendeu.

Jamais se esqueça, mesmo que você dedique inicialmente alguns minutos para os estudos, que "o sucesso é a soma de pequenos esforços - repetidos dia sim, e no outro dia também" (Robert Collier, s.n.t.)[1].

[1] O SUCESSO é a soma de pequenos esforços - repetidos dia sim, e no outro dia também. Disponível em: <https://www.pensador.com/frase/NzYzMTQ0/>. Acesso em: 04 set. 2019.

Nome: Rebeca Bidio Mazali Dias
Orientador(a): Laís Farinelli Menusi
Curso: Gestão Empresarial
Turma: 214

Euro Anglo Unidade Ribeirão Preto - SP