24/03/2022

As Vantagens da Aprendizagem de Robótica por meio da Plataforma Arduíno.

Nos dias atuais se torna cada vez mais requisitado no mercado de trabalho os profissionais com altos conhecimentos em tecnologia, sobretudo conhecimentos em programação e IoT(Internet Thinks).

Tais conhecimentos podem ser adquiridos por meio do aprendizado de robótica. A robótica pode ser ensinada pelo uso de várias plataformas, como Lego por exemplo, ou Arduíno. Entretanto, os custos da plataforma Lego podem ser um impeditivo para o aprendizado, sendo uma opção mais acessível o uso do Arduíno.

O Arduíno possui outras vantagens além de ser mais acessível, a exemplo a infinidade de projetos possíveis de serem criados usando com ele, visto que o que mais conta no uso dessa plataforma é a imaginação e a criatividade. Além dessa vantagem é válido contar que o Arduíno possui muito conteúdo gratuito e Open Source na Internet, afinal, essa é a sua intenção, compartilhar conhecimento.

Em suma podemos citar que o Arduíno possui várias formas de ser programado usando programação com blocos, onde há pedaços de códigos que se encaixam, o que facilita o uso do Arduíno para aprendizagem de robótica para crianças e adolescentes.

Dessa forma, podemos concluir que a Plataforma Arduíno é uma excelente opção para introduzir-se no mundo de Robótica e IoT tanto em termos de custo quanto em termos de facilidade no aprendizado

Prof. Caio Sousa.
Informática e Robótica

-->