21/11/2019
Atualmente com o mercado pet em ampla expansão e com o número crescente de estabelecimentos que se dedicam a este segmento , atrair e fidelizar clientes é um desafio que exige inovação e constante atualização para suprir as necessidades e exigências desse mercado.
Sai na frente aquele que busca inovar, isto é, busca melhorar algo já conhecido. A inovação surge com a observação de um produto, serviço ou processo, buscando os principais pontos que são possíveis melhorá-los. È o fazer diferente., isto é, visualizar o que ninguém viu antes, característica que define um empreendedor: aquele que produz nova idéias através de criatividade e imaginação.
Existem alguns pontos que são essenciais: entre eles o atendimento que é crucial para atrair e fidelizar clientes. É o cartão de visita do pet shop e da clínica.
È muito importante adotar uma postura de empatia, isto é, demonstrar a importância do tutor e seu animal. Saber lidar com o público é essencial.
O cuidado e a atenção no tratamento dos pets são valorizados por seus tutores que observam o comportamento de aprovação ou reprovação dos seus animaizinhos.
Facilitar o atendimento é obrigação de todo estabelecimento.
A sala de espera deve ser agradável, limpa e possuir quando possível ambientes separados para cães e gatos ( conceito de clínica Friendly).
Possuir um site atualizado com informações relevantes quanto a produtos e serviços oferecidos, mídias sociais e e-mail que deve ser respondido diariamente.
Permitir o agendamento de consultas e outros serviços por whatsapp e estar disponível para responder dúvidas.
Procurar atender com horário agendado causa menos estresse para os animais e os tutores, num mundo tão atribulado como o atual.
A equipe deve possuir um padrão de comunicação uniforme, o que exige um treinamento contínuo além de constantes cursos e especializações como cursos de venda, relacionamento, financeiro, novas técnicas para os veterinários entre outros.
O papel do pet shop ou da clínica responsável pelo animal é manter além de um registro clínico, todos os produtos consumidos e serviços realizados no animal.
O tutor e o animal sempre devem ser tratados pelo nome. Ao atende-los é importante manter um bom contato visual e esclarecer um plano para atingir as necessidades que o tutor busca para o seu pet.
Pensar em diversos tipos de segmentação( p. ex.: check-up anuais para cães e gatos idosos, atendimento especializado para gatos tanto na clínica quanto no pet entre outros) e fazer um trabalho personalizado para seus clientes é um diferencial.
O processo de manter o cliente fidelizado é um trabalho contínuo que deve ser feito todos os dias e pensado estrategicamente de acordo com o público alvo.
São construções de etapas que partem do mais básico para que a evolução seja natural e concreta.
Autora: M.V.Esp. Rita de Cássia Danyluk Mäder
CRMV-SP 10003
Curso: Pet Shop
Euro Anglo Unidade Piracicaba - SP
Como Atrair E Fidelizar Clientes No Pet Shop E Na Clínica