27/01/2020

Como escrever em blog

Se pararmos para pensarmos em nossas vivências diárias, percebemos que vivemos em meio ao uso maciço das tecnologias. Para muitas pessoas, tecnologia significa equipamentos, instrumentos e aparelhos. Para  outros, significa o uso de internet. Assim, para melhor compreendermos o significado de tecnologia, trago o conceito definido por Kenski (2007):

Tecnologia é o conjunto de conhecimentos e princípios científicos que se aplicam ao planejamento, à construção e à utilização de um equipamento em um determinado tipo de atividade. Para construírem qualquer equipamento seja uma caneta esferográfica ou um computador, os homens precisam pesquisar planejar e criar tecnologias. (p.24)

Dessa maneira, a tecnologia vai além de equipamentos e computadores: são formas de conhecimentos aplicados a uma determinada finalidade. Por exemplo, o uso das redes sociais, como Twiter, Facebook, YouTube, blog, dentre outros, utilizados por pessoas como uma ferramenta de comunicação e informação, é considerada uma tecnologia.

Vivemos no mundo globalizado e o uso das tecnologias é uma das principais características desse cenário atual. Ao tempo todo recebemos informações. Se refletirmos um pouco, notaremos que nenhuma tecnologia das produzidas nesses últimos anos causaram tantos impactos para a humanidade quanto o uso da internet. É impressionante o quanto que essa ferramenta modifica a vida do ser humano, seja ela utilizada de forma pessoal ou empresarial.

Nesta concepção de modelo neoliberal, marcado pela busca dos seus interesses próprios, da produtividade e da busca por lucros, as empresas, ou melhor, as pessoas e os donos de suas empresas buscam essa ferramenta como forma de ampliar ou criar seus negócios. Com isso, investem nessas redes sociais como mecanismo de divulgação, aproveitando que muitas pessoas acessam diariamente essas redes. É o caso do uso dos blogs.

A definição de um blog é um site de internet criado ou planejado com o intuito de divulgar algum tema de seu interesse (pessoal ou empresarial) com o objetivo de que outras pessoas se interessem e gostem do seu assunto. Essa ferramenta é vista também como um diário em que as pessoas visitem essa página e possa opinar sobre o seu texto. Estes comentários são chamados de posts.

Para você que quer criar o seu próprio blog, é importante ficar atentos às informações que terão em seu perfil, verificar o título e ter conteúdos verdadeiros e que você domine. Se o objetivo do blog é divulgar algo de seu interesse, vale ressaltar alguns critérios de como escrever em seu blog. Você fundador tem que:

  • Fazer um bom planejamento;
  • Definir seu tema;
  • Pensar no seu objetivo;
  • Saber seu público-alvo;
  • Ter conteúdos originais, atrativos e completamente focados nas pessoas que você pretende atingir;
  • Desenvolver boas ideias;
  • Ser claro;
  • Escrever o melhor texto;
  • Utilizar de fotos e arquivos;
  • Atualizar o seu blog.

Seguindo as recomendações acima, seu blog será bastante assertivo e terá resultados significativos. Com isso, você poderá se tornar uma autoridade no assunto que escreve, possibilitando ampliar suas chances no mercado de trabalho, bem como desenvolver o seu negócio.

Para finalizar, destacamos que o compartilhamento nas redes sociais é importante, tendo em vista que as pessoas acessam todos os dias as redes sociais, e por lá buscam manter-se atualizadas. Se você publica em seu blog, compartilhe com sua rede.

Daqui para frente, é só começar a escrever e esperar os resultados que virão. Boa escrita!

REFERÊNCIAS

JOSIANE.  C. Cintra et al. Desenvolvimento pessoal e profissional. Valinhos: Anhanguera publicações, 2011. 256 p.

Nome: Francisca Bela de Lima                                                     Turma: 519
Orientador(a): Laís Farinelli Menusi                                             Curso: Gestão Empresarial

Euro Anglo Unidade Ribeirão Preto - SP

-->