05/02/2020
No mundo que vivemos hoje, uma das melhores formas de divulgar nosso trabalho é produzindo conteúdos para redes sociais. No meio jurídico não deixa de ser importante também. Neste artigo, venho dar dicas de como produzir esses conteúdos e te auxiliar a construir um bom relacionamento com seu público.
É indispensável, num primeiro momento, esclarecer que a área jurídica sofre limitações quanto ao marketing. Diante dessa realidade, os advogados podem usar as redes sociais para criar uma imagem de autoridade no assunto, sem violar a lei. A partir de agora, vamos entender melhor como fazer um marketing nas redes sociais eficiente, e depois analisar como aplicá-lo a área jurídica.
A primeira coisa que você deve fazer é conhecer o seu público, para saber exatamente como a abordagem deve ser feita, independente de qual for o tipo de marketing que você queira fazer, conhecer o seu público alvo é essencial.
Tão importante quanto conhecer o seu público alvo, saber a maneira que ele se comunica também é essencial. Por exemplo, a forma que um empresário conversa é totalmente diferente da forma que um jovem conversa, cada grupo de pessoa entende e se identifica de uma maneira. Diante disso, você saberá exatamente como fazer sua abordagem.
Também é necessário se colocar no lugar do seu público, se fazendo certas perguntas, como:
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Isso irá me ajudar em alguma coisa ?
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Isso será útil pra mim ?
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Isso me chamaria atenção ?
Ao responder como se fosse o público, você irá conseguir identificar se essa publicação terá engajamento por parte dele.
Ter uma certa relação com sua audiência é fundamental, fazendo, por exemplo, enquetes, bate papo, perguntas, etc. Além de criar um relacionamento com seu público, isso também te ajudará a ter novas ideias e a melhorar seu desenvolvimento na empresa.
Cada rede social tem uma forma de conteúdo que engaja mais, nem sempre copiar e colar a mesma publicação em todas as redes se torna tão interessante. Fique sempre atento a isso, utilize imagens que chame atenção, vídeos ou qualquer outra coisa que se adapta ao seu público e as redes sociais que você utiliza.
Uma coisa muito relevante também é diversificar seu conteúdo, porque quanto mais diversificado for, mais as pessoas irão se interessar. Procure quais tipos de conteúdo a rede valoriza e invista nisso.
Lembre-se de estar onde sua audiência está. Por isso, foque na que mais utiliza, pois não adianta ter várias redes, mas a que seu público realmente utiliza, você deixar a desejar. Então invista onde você terá mais visualizações e engajamentos.
Agora, uma dúvida relevante: em qual rede social devo focar? Aqui está o ranking das redes sociais mais populares:
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Facebook: a primeira da lista, pois com ela será a forma mais fácil de alcançar um número bom de pessoas. O Facebook permite diversos formatos de conteúdo como fotos, vídeos, gifs, entre outros. É uma rede super versátil e instantânea, com isso procure investir em conteúdos diversificados e atuais;
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Instagram: o Instagram está rapidamente se tornando uma rede em potencial e muito engajamento, sendo uma ótima ideia para divulgação. O Instagram oferece diversas formas de interações, como o stories;
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YouTube: o lugar dos vídeos, lá você tem o seu próprio canal de TV, sendo uma ótima estratégia, pois você pode fazer tutoriais com o seu produto, entrevistas com clientes, tirar dúvidas, mostrar o produto em uso etc. O segredo é fazer vídeos interessantes e curtos.
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LinkedIn: considerada a rede mais séria e profissional, uma ótima forma para reforçar sua imagem.
E como usar o que falamos até aqui para a área jurídica? É preciso considerar que não é permitido fazer marketing direto, abordando o cliente. Assim, o interessante é usar o que falamos acima para a produção de conteúdos relevantes destinados ao seu público-alvo. Ao ler um conteúdo interessante, esse cliente irá buscar você quando precisar de um advogado.
Com essas informações em mãos e uma partida para ação, o seu escritório de advocacia poderá se tornar referência nas redes sociais, alcançando resultados incríveis!
Nome: Lorrayne Pereira Januario
Turma: 712
Orientador(a): Laís Farinelli Menusi
Curso: Gestão Jurídica
Euro Anglo Unidade Ribeirão Preto - SP
Como usar as redes sociais para destacar seu escritório de advocacia