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Como usar as redes sociais para destacar seu escritório de advocacia

Como usar as redes sociais para destacar seu escritório de advocacia

No mundo que vivemos hoje, uma das melhores formas de divulgar nosso trabalho é produzindo conteúdos para redes sociais. No meio jurídico não deixa de ser importante também.  Neste artigo, venho dar dicas de como produzir esses conteúdos e te auxiliar a construir um bom relacionamento com seu público. 

É indispensável, num primeiro momento, esclarecer que a área jurídica sofre limitações quanto ao marketing. Diante dessa realidade, os advogados podem usar as redes sociais para criar uma imagem de autoridade no assunto, sem violar a lei. A partir de agora, vamos entender melhor como fazer um marketing nas redes sociais eficiente, e depois analisar como aplicá-lo a área jurídica.

A primeira coisa que você deve fazer é conhecer o seu público, para saber exatamente como a abordagem deve ser feita, independente de qual for o tipo de marketing que você queira fazer, conhecer o seu público alvo é essencial. 

Tão importante quanto conhecer o seu público alvo, saber a maneira que  ele se comunica também é essencial. Por exemplo, a forma que um empresário conversa  é totalmente diferente da forma que um jovem conversa, cada grupo de pessoa entende e se identifica de uma maneira. Diante disso, você saberá exatamente como fazer sua abordagem.

Também é necessário se colocar no lugar do seu público, se fazendo certas perguntas, como: 

  • Isso irá me ajudar em alguma coisa ?

  • Isso será útil pra mim ? 

  • Isso me chamaria atenção ? 

Ao responder como se fosse o público, você irá conseguir identificar se essa publicação terá engajamento por parte dele. 

Ter uma certa relação com sua audiência é fundamental, fazendo, por exemplo, enquetes, bate papo, perguntas, etc. Além de criar um relacionamento com seu público, isso também te ajudará a ter novas ideias e a melhorar seu desenvolvimento na empresa.  

Cada rede social tem uma forma de conteúdo que engaja mais, nem sempre copiar e colar a mesma publicação em todas as redes se torna tão interessante. Fique sempre atento a isso, utilize imagens que chame atenção, vídeos ou qualquer outra coisa que se adapta ao seu público e as redes sociais que você utiliza.

Uma coisa muito relevante também é diversificar seu conteúdo, porque quanto mais diversificado for, mais as pessoas irão se interessar. Procure quais tipos de conteúdo a rede valoriza e invista nisso. 

Lembre-se de estar onde sua audiência está. Por isso, foque na que mais utiliza, pois não adianta ter várias redes, mas a que seu público realmente utiliza, você deixar a desejar. Então invista onde você terá mais visualizações e engajamentos. 

Agora, uma dúvida relevante: em qual rede social devo focar? Aqui está o ranking das redes sociais mais populares: 

  1. Facebook: a primeira da lista, pois com ela será a forma mais fácil de alcançar um número bom de pessoas. O Facebook permite diversos formatos de conteúdo como fotos, vídeos, gifs, entre outros. É uma rede super versátil e instantânea, com isso procure investir em conteúdos diversificados e atuais;

  2. Instagram: o Instagram está rapidamente se tornando uma rede em potencial e muito engajamento, sendo uma ótima ideia para divulgação. O Instagram oferece diversas formas de interações, como o stories;

  3. YouTube: o lugar dos vídeos, lá você tem o seu próprio canal de TV, sendo uma ótima estratégia, pois você pode fazer tutoriais com o seu produto, entrevistas com clientes, tirar dúvidas, mostrar o produto em uso etc. O segredo é fazer vídeos interessantes e curtos. 

  4. LinkedIn: considerada a rede mais séria e profissional, uma ótima forma para reforçar sua imagem.

E como usar o que falamos até aqui para a área jurídica? É preciso considerar que não é permitido fazer marketing direto, abordando o cliente. Assim, o interessante é usar o que falamos acima para a produção de conteúdos relevantes destinados ao seu público-alvo. Ao ler um conteúdo interessante, esse cliente irá buscar você quando precisar de um advogado.

Com essas informações em mãos e uma partida para ação, o seu escritório de advocacia poderá se tornar referência nas redes sociais, alcançando resultados incríveis!

Nome: Lorrayne Pereira Januario
Turma: 712
Orientador(a): Laís Farinelli Menusi
Curso: Gestão Jurídica

Euro Anglo Unidade Ribeirão Preto - SP