15/01/2020

Desafios do Mercado de Trabalho Atual

Atualmente houve-se falar das inúmeras dificuldades encontradas principalmente pelos jovens para ingressar no mercado de trabalho. Há uma enorme lista de atribuições, de exigências feitas pelas empresas e competências que são necessárias para quem almeja uma tão sonhada vaga em uma empresa.

Junto a isso temos as mudanças constantes que acontecem no mercado, seja elas mudanças de tecnologia, de métodos de trabalho, de gestão e várias outras.

Por outro lado as empresas também vivem um desafio: o de encontrar jovens que se enquadrem em todos esses requisitos. Abaixo irei listar alguns elementos que podem auxiliar você a verificar onde pode melhorar e alcançar aquela vaga tão esperada!

  1. Qualificação profissional: ter uma qualificação no seu currículo é de extrema importância, pois as empresas querem pessoas que possam se certa forma agregar valor à elas. Por isso invista em você! Nesse caso a qualificação não é um gasto, ela se torna um investimento para toda a sua vida.
  2. Atualize-se: O mercado evolui numa velocidade cada dia maior. Qual foi a última versão do Windows que você se atualizou? Você domina o pacote office? Pense que muitas pessoas que estão concorrendo a uma vaga com você, podem estar muito bem atualizadas e você provavelmente passará por entrevistas e testes ao lado delas. Noi final das contas quem for mais preparado terá vantagem.
  3. Proatividade: Uma das coisas pela qual já passei em minha experiência, foi me deparar com pessoas que não tinham essa habilidade. Proatividade significa assumir responsabilidade de decisões tomadas, se antever perante situações e realizar um esforço para atingir um resultado e fazer algo acontecer. Portanto, se você quer se destacar, não espere que os outros façam algo por você. Tome a iniciativa, faça, ajude, melhore seu ambiente, resolva os problemas antes que se tornem maiores que você possa solucionar e logo verá resultados!
  4. Comunicação: a comunicação assertiva é um dos elementos que devemos trabalhar. Saber o que, como e quando falar algo nos torna diferentes em um ambiente e em um grupo de pessoas. Tome muito cuidado com gírias e palavras de baixo calão quando estiver sendo avaliado.
  5. Apresentação pessoal: Observe se você está vestido de forma adequada para o ambiente em que você está se inserindo. Cuidado com os acessórios, com maquiagem em excesso e roupas extravagantes. Lembre-se: você está sendo avaliado o tempo todo!

Os elementos que listei acima, são apenas alguns dos vários que devem ser pensados para que tenhamos um bom resultado no mercado de trabalho. Mas lembre-se de sempre buscar mais! O mercado está em constante evolução e nós também devemos acompanhar e evoluirmos também! Seja único, tenha o que os outros não tem e verá resultados que os outros não tiverem, e boa sorte!

Autor: Prof. Guilherme Costa
Curso: Gestão empresarial 

Euro Anglo Unidade Franca - SP

-->