19/10/2020

Diferença entre aprendiz e estagiário

A maioria dos jovens passam por algum tipo de dificuldade para conseguir o primeiro emprego com carteira assinada e por isso buscam por oportunidades como aprendiz ou estagiário.

Hoje vamos falar sobre a diferença entre esses dois modelos de trabalho.

O estágio é voltado para uma área de estudo especifica do jovem, ex: um estágio em uma clínica veterinária para um estudante da área.

O aprendiz, é o preparatório para uma rotina de trabalho, dividindo o tempo de trabalho com o tempo de estudo.

Em relação à carga horário, também existem diferenças. Sendo de até 6 horas diárias para estágio, exceto quando são vagas de ensino especial, aí a carga horária passar a ser de, no máximo, 4 horas diárias

Para o aprendiz, se estiver cursando o ensino fundamental, a carga horária estipulada por lei é de 6 horas por dia, e no caso de jovens que já concluíram o ensino, o limite é de 8 horas diárias.

Uma outra diferença entre os dois é a forma de contratação, pois é o vínculo empregatício que dirá quais direitos o jovem terá.

No caso do aprendiz, ele é contratado pela empresa e tem direito à todos os direitos trabalhistas estabelecidos pela CLT (Consolidação das Leis de Trabalho).

Já os estagiários são admitidos por meio de contrato de trabalho, dentro dos requisitos formais da lei de estágio, sem vínculo empregatício e sem registro na carteira.

Quando o assunto é salário, não existe um valor fixo para cada modelo de trabalho, porém a média salarial de um aprendiz é de R$653, mas isso depende muito da função, empresa, horas trabalhadas, etc. E para o estagiário remunerado, não existem limites ou regras para o valor a ser pago, sendo estipulado unicamente pela empresa.  

-->