26/11/2019

Hipertensão Arterial: Cuide-se

A hipertensão é chamada popularmente de pressão alta é uma doença crônica que atinge milhares de pessoas em todo mundo.

Os índices de portadores de hipertensão aumentam a cada década, isso se deve principalmente ao fato estar associada a maus hábitos de vida, como má alimentação, falta de atividade física, estresse, fumo, consome de bebidas alcoólicas, obesidade, etc. Além disso, a idade avançada também pode contribuir para o surgimento da hipertensão.

É uma patologia considerada como fator predisponente ao surgimento de outras doenças e agravos à saúde do portador. Dentre as enfermidades que podem acometer o portador de hipertensão estão acidente vascular cerebral e cardíaco, aneurisma, insuficiência renal, etc.

Alguns dos sintomas da hipertensão são, dores no peito, tonturas, dores de cabeças, inchaço, visão embaçada, dentre outros. Entretanto, o mais perigoso é que a hipertensão pode se instalar de forma silenciosa, ou seja, o portador pode não apresentar nenhum sintoma.

Por isso deve-se consultar um médico regularmente e manter a saúde em dia. O diagnóstico precoce aliado ao tratamento correto garante que o bem estar do portador e diminui os riscos inerentes a doença. Além disso fazer o acompanhamento dos níveis de pressão também é importante.

É importante lembrar que a maioria dos medicamentos que tratam a hipertensão é distribuída de forma gratuita em postos de saúde e farmácias populares. Entretanto é necessário um diagnóstico confirmado e receita médica.

Fique atento, cuide-se e previna-se. A sua saúde é seu bem maior.            

Referências:

 - SOCIEDADE BRASILEIRA DE HIPERTENSÃO: http://www.sbh.org.br/

 - http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/hipertensao

 - https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/hipertensao-pressao-alta/

Autor: David da Cruz Patrício da Silva
Curso: Farmácia, turma 419.

Euro Anglo Unidade Franca - SP

 

-->