17/01/2020
O termo Ética, deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A Ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado.
No contexto Ética e Moral possuem diferentes significados. A Ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a Moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.
Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ÉTICA é "o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto”. ... Ética é teoria, Moral é prática.
Os valores humanos podem ser definidos como os princípios morais e éticos que conduzem a vida de uma pessoa. ... Os valores humanos funcionam como normas de conduta que podem determinar decisões importantes e garantir que a convivência entre as pessoas seja pacífica, honesta e justa.
Valores morais são os conceitos, juízos e pensamentos que são considerados “certos” ou “errados” por determinada pessoa ou sociedade. Normalmente, os valores morais começam a ser transmitidos para as pessoas nos seus primeiros anos de vida, através do convívio familiar.
A Ética empresarial pode ser entendida como um valor da organização que assegura sua sobrevivência, sua reputação e, consequentemente, seus bons resultados. É o comportamento da empresa quando ela age em conformidade com os princípios morais e as regras do bom proceder aceitas pela coletividade.
São as crenças e atitudes que darão a determinada organização a sua identidade. Esses itens também pressupõem o conjunto de regras que os funcionários deverão cumprir em busca de obterem resultados positivos, portanto, há também a Ética por trás dos comportamentos empresariais. Hoje é comum vermos empresas que não detém uma postura correta em relação aos seus clientes, consumidores e colaboradores, fato esse que causa um colapso social, prejudicando todos os stakeholders, ou seja, pessoas interessadas/envolvidas dentro da organização.
O código de ética é uma ferramenta que busca a realização da visão, missão e valores da empresa. É a declaração formal de suas expectativas que serve para orientar as ações de seus colaboradores e explicitar a postura da empresa diante dos diferentes públicos com as quais interage. Vemos que muitas empresas não se atentam a definir claramente qual é a sua missão, visão e valores, sendo que ao deixar elas bem claro para a sociedade e colaboradores, poderíamos ter relações mais éticas entre todos.
A importância da Ética na vida permite-nos viver como seres humanos, detentores da capacidade de pensar, protegendo-nos, por isso, do caos e do desmoronamento da sociedade em que vivemos. Por esta razão, o ser humano sofre, naturalmente, influências sociais que condicionam a sua tomada de decisões.
Aluna: Alessandra Teixeira Prado Nazaret
Curso: Gestão Empresarial – Turma - 708
Prof.: Guilherme Costa
Euro Anglo Unidade Franca - SP
O Papel da Ética nas Organizações