30/12/2019

O uso excessivo da internet nos dias atuais

Hoje em dia quase todas as pessoas tem acesso a internet, porém a maioria dessas pessoas costumam passar mais tempo do que deveriam na internet, e isso pode acabar gerando o vicio de ficar o tempo todo conectado e não parar nenhum pouco para fazer outras coisas, como ler um livro por exemplo.

Segundo o site, https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2019/09/brasil-e-2-em-ranking-de-paises-que-passam-mais-tempo-em-redes-sociais.html, o Brasil é o segundo pais no mundo em que seus habitantes passam mais tempo na internet, perdendo apenas para Filipinas. E ano passado (2018) ele estava em terceiro, e é muito provável que daqui a alguns anos ele esteja em primeiro do jeito que as pessoas estão começando a ficar cada vez mais tempo na internet, e isso está acontecendo com mais pessoas também

O  tempo excessivo na internet pode trazer doenças e problemas prejudiciais à saúde como:

A Síndrome do Toque Fantasma, a pessoa sente o seu celular vibrar ou tocar sem nem ter recebido alguma notificação ou ligação.

A Nomofobia, que é a ansiedade que é causada pelo fato da pessoa estar longe do celular ou pela falta de bateria dele, e isso pode causar problemas de interação social e dificuldade de falar em público.

A Depressão, e outros tipos doenças.

Em média as pessoas costumam passar mais de 9 horas na internet, e o Brasil é um dos únicos dois países em que o tempo gasto na internet supera três horas e meia, por conta disso ele está bem acima da média mundial.

As pessoas não costumam mais viver suas vidas fora da internet, e não se comunicam mais com pessoas reais pessoalmente já que hoje em dia existem mensagens que dão para ser lidas e mensagens de áudio.

Nos dias atuais até mesmo crianças muito pequenas tem esse acesso a internet, já que os pais dão o celular para eles jogarem algum jogo ou ficar vendo vídeos no youtube. A maioria dos pais usam o celular para fazer a criança ficar quieta quando está chorando ou para distrair . O que é errado, já que crianças e bebês não deveriam ter esse acesso a internet sendo tão novos pois ela não é 100% segura. Esse vício da internet acontece principalmente com os jovens que ficam nas redes sociais e ficam jogando jogos online

“Na verdade, esta é uma tendência global. Mais pessoas do mundo inteiro têm usado o celular para se conectar à internet. Hoje, 39% da população do planeta, 2,9 bilhões de pessoas, usam o smartphone para acessar”, explica Celina Bottino, diretora de projetos do Instituto Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio).

A internet pode ser bastante boa e útil porem ela pode ser bem ruim e pode fazer mal também, tudo depende da pessoa que está usando-a.

Referências:

G1. Brasileiro é um dos campeões em tempo conectado na internet.

Nome: Jenifer Rodrigues Apolinário                                    Turma: 308
Orientador: Vanessa Toledo Real Martelli
Curso: Informática

Euro Anglo Unidade Sorocaba - SP

-->