24/10/2019

Organize-se!

O módulo de Gestão do Escritório, no curso de Gestão Jurídica, nos faz desenvolver habilidades específicas de como organizar não só um escritório, mas também sua própria vida, seja você um auxiliar jurídico ou um simples estudante. Se organizar é a melhor forma de ser alguém qualificado. Um estudo, mesas e armários organizados fazem toda a diferença no desempenho e desenvolvimento de qualquer formação.

Organizar-se é uma forma de não se sabotar. O mundo está cheio de pessoas que não conseguem cumprir todos os seus afazeres pela falta de tempo, o que na realidade é uma falta de organização mascarada. Estratégias, como a metodologia 5S e a técnica Pomodoro, são fontes muito eficazes para organizar o seu tempo e agilidade. O mercado de trabalho e as empresas procuram nos dias de hoje profissionais que se atentem em organização e gestão do tempo da melhor forma, ser uma pessoa com uma visão de organização acarreta em um destaque nos futuros empregos.

Neste artigo, venho descrever como está sendo meus estudos e vida baseados em me organizar, não deixando tudo para depois e acabar em uma bola de neve. É de fato notório a quantidade de coisas que um vestibulando precisa estudar, a quantidade de materiais e frentes específicas que demanda um vestibular. Aplicar conceitos de organização deixam meus estudos mais fluidos e menos maçantes. Quando percebi que não me organizar da forma correta me atrapalhava (análises feitas durante o módulo de Gestão do Escritório), comecei a usufruir das técnicas ensinadas em sala de aula.

Em primeiro lugar, fazer uma lista dos afazeres me dá um norte para onde devo ir e o que preciso fazer como prioridade, cumprir as metas feitas no começo do dia é um incentivo para continuar na caminhada. Buscar aprender técnicas de estudo tem tudo a ver com administrar o seu tempo e vida. Ser uma pessoa organizada te faz olhar o mundo de uma maneira diferente, perceber que dentro de uma bagunça a gente não sai do lugar. Tudo começa com uma análise feita dentro de você, se o seu quarto ou mesa de estudo são desorganizados, pode ser que isso reflita em como você está por dentro. Deixar as coisas para o último momento é perder a oportunidade de ser responsável (também me englobo nisso, pois ainda não consegui alcançar meus objetivos de ser mais qualificada e responsável) .

Pretendo continuar usando as técnicas ensinadas em sala que ajudam muito na minha vida. Criar um planejamento é se importar com seus afazeres e com seu eu, planejar é calcular para que as coisas fluam da melhor forma, ainda que a vida seja imprevisível, deixar tudo para depois é pedir pelo desespero. A pior coisa para um estudante é não se sentir preparado, entretanto, com muito esforço, dedicação e gestão de seu tempo, vida e atividades, o preparo acontece e a aprovação na hora certa vem.

Sendo assim, concluo que aprender a me organizar cada vez mais me ajuda não somente nos estudos, mas também, na alma.

Nome: Fabíola Felix Souza Honório                                            Turma: 712
Orientador(a): Laís Farinelli Menusi                                            Curso: Gestão Jurídica

Euro Anglo Unidade Ribeirão Preto/SP

-->