13/02/2020

Psicologia das Cores - A escolha correta para a criação de uma arte gráfica

A cor é assimilada pelo ser humano através do sentido da visão. A visão é dos cinco sentidos o que mais rapidamente conduz a informação até ao cérebro. Dessa forma os olhos são os sensores e o cérebro é o processador.

Quando escolhemos uma cor para elaborarmos nossos trabalhos devemos ter em mente que estamos lidando com um elemento de estímulo imediato, e que essa cor escolhida provocará diversas reações em seus observadores, positivas ou negativas. A subjetividade do artista, com sua sensibilidade e memória cromática condiciona totalmente a harmonia obtida entre as cores de seu trabalho.

Da mesma forma como condicionam a interpretação do espectador da obra observada. As cores influenciam o estado psicológico dos seres humanos de várias maneiras, e são mais ligadas à emoção. As pessoas se lembrarão mais facilmente das cores do que de formas.

As cores surtem diferentes efeitos psicológicos sobre as pessoas, assim como forma de pesquisa e estudo foi possível observar os seguintes significados de cores para a construção das artes gráficas:

Branco - purificador, perfeição, pureza, neutralidade, humildade, limpeza, claridade, frieza e esterilidade, pureza, inocência, reverência, paz, simplicidade, esterilidade, rendição, união;

Preto - luto, elegância, solidez, poder, modernidade, sofisticação, formalidade, morte, medo, anonimato, raiva, mistério, azar;

Cinza - elegância, humildade, respeito, reverência, sutileza;

Amarelo - concentração, disciplina, comunicação, ativa o intelecto, positividade, boa sorte;

Vermelho - paixão, fome, entusiasmo, impacto, agressividade, força, energia, amor, liderança, masculinidade, perigo, fogo, raiva, revolução, "pare";

Rosa - Amor, carinho, suavidade, acolhimento, romantismo;

Azul - harmonia, confidência, conservadorismo, austeridade, monotonia, dependência, tecnologia, liberdade, saúde, purificação, amabilidade, paciência, serenidade;

Ciano - tranquilidade, paz, sossego, limpeza, frescor;

Verde - esperança, cura, natureza, paz, natureza, primavera, fertilidade, juventude, desenvolvimento, riqueza, dinheiro, boa sorte, ciúmes, ganância, esperança;

Lilás - influencia emoções e humores, intuição e espiritualidade; Roxo - velocidade, concentração, otimismo, alegria, felicidade, idealismo, riqueza (ouro), fraqueza, dinheiro;

Magenta - luxúria, sofisticação, sensualidade, feminilidade, desejo;

Violeta - espiritualidade, criatividade, realeza, sabedoria, resplandecência, dor;

Laranja - equilíbrio, generosidade, entusiasmo, alegria, aconchegante, energia, criatividade, equilíbrio, entusiasmo, ludismo;

Castanho - sólido, seguro, calmo, natureza, rústico, estabilidade, estagnação, peso, aspereza.

Levando em consideração as grandes redes de fast-food que atuam no mercado brasileiro possuem a sua predileção pela cor vermelho por estimular o sentimento de fome nos consumidores, Mc Donald´s, Burger King, Habib´s, Bob´s, KFC e Giraffas possuem o vermelho em comum em algum ponto dos seus logotipos e formas de apresentação, muitas vezes estendendoo os seus cardápios e ambientes em cores variantes de vermelho com tons quentes, contrário a essa escolha temos o Subway que usa um contorno na cor verde que remete ao seu Slogan “Naturalmente saudável” fazendo com que as pessoas associem a marca à comida saudável.

Mais do que isso devemos sempre pensar na harmonia das combinações de cores, tons agressivos misturados de forma errada pode causar efeito contrário ao pretendido e gerando até um certo desconforto aos olhos de quem observa, atualmente o estilo flat design vem ganhando espaço devido a sua simplicidade e variação monocromática de cores trazendo elegância e modernidade para nossas criações.

Com isso concluímos que mais do que o conhecimento técnico ao utilizar programas como Photoshop, Illustrator, Corel Draw e InDesign é papel de todo Designer o conhecimento do negócio no qual está criando e harmonizando as cores com os seus significados.

Nome: Marcelo Ribeiro Faria.                                                        Turma: 519
Orientador(a): Marcelo Ribeiro Faria.                                           Curso: Web Designer

Euro Anglo Unidade Ribeirão Preto - SP