11/10/2019

Quer se destacar no mercado de trabalho?

Os profissionais querem se destacar e crescer na carreira. Porém, muitos se perguntam como irão conseguir. E nesse texto, serão apresentadas formas de você se desenvolver para alcançar o destaque no mercado de trabalho.

Um dos principais pontos que podem ser úteis está relacionado à capacidade de aprendizado e a busca constante por informações. E uma excelente forma de fazer isso acontecer é através da leitura.

Leia assuntos relacionados a motivação, desenvolvimento profissional, liderança, inteligência emocional, gestão do tempo, networking. Ou seja, tudo o que as empresas de hoje esperam de você. Busque artigos científicos em blogs, em sites, no LinkedIn, e também uma diversidade de livros. Citarei alguns deles aqui: Lições para o sucesso com Max Gehringer, Gerenciamento eficaz do Roberto Balbino, As 16 leis do sucesso de Napoleon Hill, dentre outros.

Outra alternativa muito boa por sinal, relacionada a aprendizagem contínua, participar de palestras com ou sem certificados, pois desta forma ganhará novos conhecimentos e poderá, inclusive, colocar a participação nesses eventos no seu currículo, que de certa forma é um grande diferencial.

O sucesso na carreira profissional é uma jornada cheia de imprevistos e surpresas, as vezes boas, as vezes nem tanto. Mas, como qualquer outra jornada, tudo se começa com um bom planejamento. Feito de maneira correta, você conseguirá se antecipar a situações difíceis, bem como estar sempre preparado para enfrentar desafios. Certamente se sentirá mais equilibrado.

Sem meta e sem objetivo é difícil de se conseguir algo de valor na vida. Defina objetivos com os quais você realmente se importa. Antes de mais nada defina metas a curto, médio e longo prazo para que sua vida seja organizada de uma forma que seus sonhos possam ser conquistados conforme as oportunidades vão surgindo. Tenha determinação e força de vontade.

Participe de uma rede de relacionamento, ou monte uma você mesmo. Converse e compartilhe assuntos que ajude na evolução, como: compartilhar vaga de emprego, links de assuntos de interesse para jornada profissional, palestras no YouTube, você verá como várias oportunidades irão surgir.

É preciso investir na sua imagem. Na própria marca. Como profissionais devemos aproveitar todas as chances para ser notados. Uma das atitudes que ajudam a manter o nome em destaque é dar sua contribuição em atividades fora da rotina promovidas pela empresa, se colocar a disposição para colaborar em novos projetos. Entretanto não deve esperar que os outros reconheçam suas qualidades, o mais importante aqui é cuidar bem do seu próprio marketing.

· Peça feedback aos seus colegas de trabalho e seus amigos: a partir daí, você irá saber em quais habilidades é bom, e por outro lado conhecerá os lados negativos nos quais precisa melhorar;

· Trabalhe a autoconfiança: confie em si mesmo, tenha segurança nas coisas que faz, tenha uma postura positiva com relação as suas capacidades e desempenho. Acredite em você!

· Trabalhe a autoliderança: para se tornar um líder de equipe, primeiramente é necessário liderar a si mesmo, fazer algo novo, enfrentar um desafio e ver uma oportunidade no lugar de um problema.

· Tenha controle emocional: essa é uma habilidade que todos os seres humanos deveriam dominar, pois descontrole emocional pode acarretar vários problemas, além de crenças limitantes e enfraquecedoras. Quanto mais se amplia a percepção em relação aos acontecimentos que não estão no seu controle, mais opções positivas se criam.

A partir do momento em que você está aprimorando seus conhecimentos, realizando um bom planejamento, mantendo uma boa rede de relacionamentos e desenvolvendo sua marca pessoal, você passa a escolher seu caminho, o que significa que alcançou o sucesso profissional.

Com base no que foi escrito espero de verdade que você possa refletir se realmente está no caminho certo para o sucesso, e se perceber que não está, basta seguir as dicas acima. Boa sorte na sua jornada para o sucesso!

Bom, agora só depende de você.
E aí, está esperando o quê?

Nome: Elane da Silva dos Santos Cardoso
Orientador(a): Laís Farinelli Menusi
Curso: Gestão Empresarial
Turma: 508

Euro Anglo Unidade Ribeirão Preto - SP

-->