13/12/2019

Smartphones: Qual a Diferença dos Displays

Já à algum tempo estamos presenciando a evolução dos dispositivos eletrônicos, entre eles os que mais merecem destaque são os Smartphones que, a cada modelo lançado ganham novos recursos. Muitas pessoas levam em consideração, na hora de comprar, a marca, a duração da bateria, o preço e etc. Porém não levam em conta os diferentes tipos de displays existentes entre eles, cada qual com suas peculiaridades e/ou vantagens.

Além de terem componentes de hardware mais potentes, os smartphones são a verdadeira causa do avanço dos displays. Existe, basicamente, cinco tipos diferentes de displays (telas): LCD, IPS. OLED, AMOLED e Super AMOLED. Cada qual descrita à seguir:

LCD (Liquid Cristal Display ou Tela de Cristal Líquido)

As telas de LCD são constituídas por cristais líquidos transparentes, que, quando submetidos a correntes elétricas, os cristais se tornam opacos, devido à uma desorganização das moléculas. Isso faz com que a passagem da luz da placa seja barrada. Mesmo sendo comumente as mais utilizadas, nelas há um maior consumo de bateria.

IPS (In-Plane Switching Ou Comutação Plana)

São uma variação das telas de LCD, só que, ao contrário dessas, ao ser submetidas à corrente os cristais se juntam, resultando portanto numa qualidade de imagem melhor.

 OLED (Orgânica Light- Meeting Dípode ou Diodo Emissor de Luz Orgânica)

São constituídas, como o próprio nome diz por diodos emissores, ou seja, esses diodos são responsáveis pela emissão de sua própria luz.Com isso, os smartphones compostos por essa tecnologia, são mais finos e consomem menos bateria.

AMOLED (Active-Matrix Orgânica Light- Meeting Dípode ou Matriz Ativa de Diodo Orgânico Emissor de Luz)

São uma derivação da OLED, possuem circuitos eletrônicos que ativam os LEDs eletricamente para que emitam luz só nos pixels necessários. Tornando-as mais rápidas aos comandos, com imagens de melhor qualidade, o quê às tornam ideais para jogar e assistir vídeos.

Super AMOLED

São como a tecnologia AMOLED, só que um pouco mais avançada. Foram criadas primeiramente pela Samsung.
Elas possuem um diferencial devido à integração da camada responsável pela sensibilidade ao toque ficar diretamente nas telas dos aparelhos. Isso resultou no fato dos displays ficarem ainda mais finos e também o fato de ter menos camadas promove um melhor “jogo” de luz nos pixels, tornando as cores mais naturais e vivas.
O primeiro smartphone lançado com a tela Super AMOLED foi o Samsung Wave S8500.

Super AMOLED Plus
São o avanço da Super AMOLED. Esta apresentou como novidade a forma como os pixels são formados. Até então, a técnica na qual as telas eram fabricadas, resultavam na predominância da cor verde nos subpixels que compõem cada um dos pixels mostrados na tela. Essa nova técnica foi adotada num método chamado Real-Stripe, onde permitiu que cada pixel do display tivesse um subpixel verde, um vermelho e um azul. Elevando a quantidade total de subpixels a mais de um milhão, o que como consequência resulta em resoluções maiores e com redução ainda maior no consumo da bateria    

Nome do Orientador: Daniel Henrique
Turma: Smartphones/519

Euro Anglo Unidade Piracicaba - SP

 

 

-->