27/11/2019

Tecnologia E O Avanço Do 5G

Como vivemos com a tecnologia?

Uma pergunta, que de uma forma ou de outra, nos fazemos, é, o que é a tecnologia?

Basicamente é o encontro entre a ciência e a engenharia. Sendo um termo que inclui desde as ferramentas e processos simples, tais como a invenção da roda ou a fermentação da cana, até as ferramentas e processos mais complexos já criados pelo ser humano, tal como a Estação Espacial Internacional, o genoma humano o computador ou um celular que cada vez mais substitui os grandes computadores, ou até mesmo a dessalinização da água do mar. Frequentemente, a tecnologia entra em conflito com algumas preocupações naturais da sociedade, como o desemprego, o meio ambiente e questões filosóficas e sociológicas, já que a tecnologia pode ser vista como uma atividade que forma ou modifica uma sociedade.

É fato que existe um grande equilíbrio entre as vantagens e desvantagens que a tecnologia traz a sociedade. É altamente perceptível a tecnologia na indústria e na agricultura por exemplo. A tecnologia provoca nessas áreas maior qualidade numa produção de excelência. Ainda o homem não soube aproveitar os benefícios da tecnologia na sua plenitude causando agressões ao meio ambiente, e isso sempre preocupa a sociedade. Com essa revolução da tecnologia, a bem da verdade, muitos empregos foram extintos. Por outro lado surgem novos empregos que exigem capacitação do trabalhador. São novas modalidades de emprego na sociedade

O maior patrimônio das empresas é seu capital intelectual e de seus colaboradores. Em outras palavras, o ser humano, principalmente especializado e dotado de conhecimento, será sempre necessário na concepção de produtos, serviços e na interface com a máquina.

Temos noção que o avanço tecnológico é infinito. E para isso precisamos nos preparar.


Todo planeta está conectado e é possível acompanhar tudo a todo momento sem restrições.

Com a chegada do físico alemão Wernher von Braun aos Estados Unidos da América, após desertar da Alemanha o processo tecnológico teve uma evolução como nunca se viu na sociedade.

Quando falamos de tecnologia e inovação falamos de temas que nos remetem evolução e revolução. Aqueles que não vivem essa evolução diária, acabam tendo dificuldades na sua vida. Primeiro Globalização, agora era digital, quebra de barreiras, quebra de culturas, quebra de paradigmas e sem limites no tempo e espaço, estamos falando na quarta revolução industrial e na indústria 4.0.

A sociedade atual se caracteriza pela inovação das tecnologias de informação e da rápida e crescente comunicação. Tais avanços tecnológicos proporcionam transformações que estão influenciando amplamente a educação em todos os níveis, abrindo oportunidade para integrar, enriquecer e expandir, apresentando novas maneiras de interação, de forma que as perspectivas são de um aumento cada vez maior da inserção das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem.

Para isso é preciso abordamos o tema da tecnologia 5G, na prática, o 5G trará a massificação do uso da “internet das coisas”, a disseminação dos carros conectados, games no celular com menos problemas, chamadas de vídeos instantâneas e sem falhas, uso de drones em larga escala para monitoramento de áreas e salvamentos, entre outras facilidades.

A adoção do 5G impactará diretamente na forma como as pessoas interagem e realizam suas atividades diárias, bem como na rotina das indústrias da agricultura e dos negócios, com uma transmissão de maior eficiência mesmo com mais volume de dados. Não se trata de uma simples evolução do 4G para o 5G e, sim, de uma revolução, pois conectará não apenas pessoas, mas principalmente as “coisas". É o que os estudiosos chamam de base para o conceito de "tudo conectado".

Mas como tudo em nossa história não seriamos capazes de chegar a esse momento que ainda, é apesar de próximo, um momento futuro sem que tivéssemos passado pelo começo das comunicações em tecnologia de rede 1G em meados de 1980 - depois da tecnologia 2G 1993 - da 3G em 2001 – da 4G em 2009 – até chegarmos agora na 5G em 2020. E o que vira depois disso?

Em 1947 logo após a 2 guerra mundial foi realizada a primeira comunicação com telefones sem fios, contudo a ideia não foi muito além da teoria e de pouca prática.

Porém o que ficou marcado e conhecido como a real história do telefone móvel, também conhecido como celular, começou em 1973, quando foi efetuada a primeira chamada de um telefone móvel para um telefone fixo nos Estados Unidos da América

Em 1973 a Motorola projetou e realizou o DynaTAC e não estava a venda ao público (era somente um protótipo). Porem foi apenas com o DynaTAC 8000x, isso no ano de 1983, ou seja, dez anos após o primeiro teste realizado e pesando 1 kg com quase 30 centímetros de altura que o comercio do celular teve seu início com preços altíssimos e para poucos, se pensarmos em nossa realidade atual chega a ser até engraçado, se imaginarmos o que vem pelo futuro então nossos pensamentos são infinitos.

“Mudar é preciso, sendo imprescindível estarmos preparados para lidar com a velocidade em que ocorrem as transformações na sociedade. É algo surpreendente e sem precedentes o quanto mudamos na forma de comunicar, relacionar, produzir, consumir e se informar... Podemos perceber isso no mundo do trabalho, no consumo e nos hábitos da população, como exemplo pedir uma refeição, um transporte, fazer uma compra, uma transferência bancária e realizar uma reunião pelo celular,” A propósito, e a evolução e revolução do celular hein? Ah, melhor deixarmos isso para outro artigo.

 

Nome do Aluno que fez o artigo: Mario Luiz Tricta Filho
Nome do Orientador: Daniel Henrique
Turma: Smartphones 519

 

Euro Anglo Unidade Piracicaba - SP

-->