Ser cuidador de idoso vai além de auxiliar em atividades da vida diária é ter o conhecimento anatômico e fisiológico do nosso corpo, é também identificar as doenças mais comuns nos idosos, podendo assim realizar medidas preventivas com o paciente que consequentemente obterá uma melhora em sua qualidade de vida. (1)
Uma das doenças mais comum com o processo de envelhecimento é a Hipertensão Arterial (HA), uma doença assintomática, que atinge grande parte da população que não dão importância aos sintomas apresentados, sendo suas causas multifatoriais. (2)
A HA tem como principais complicações o desenvolvimento de doenças cardiovasculares como o acidente vascular cerebral (AVC), infarto agudo do miocárdio (IAM) e arritmia cardíaca, que também estão no grupo de doenças mais comuns nos idosos. (3)
É sabido que as enfermidades crônicas como a Hipertensão Arterial, na qual desenvolve múltiplas complicações, exige acompanhamento de profissionais da saúde, que trabalhando juntamente com o cuidador, irão desenvolver um plano de assistência e cuidados para esse idoso. (4) (5)
O papel do cuidador abrange o cuidado com a alimentação, higiene e o fornecimento das medicações certas nos horários corretos. Entretanto é importante que o mesmo apresente conhecimentos aprofundados, para que possam exercer seu papel com fidedignidade. (6)
É de grande importância a assistência do cuidador de idoso a pacientes com doenças crônicas, pois estarão vivenciando diariamente o processo de doença e tratamento desse paciente. (7)
FONTES CONSULTADAS
Profª Enfermeira Camila Morais Silva de Araújo,
Pós especializada em Unidade de Terapia Intensiva e
Pós especializada em Urgência e Emergência.
Euro Anglo Unidade Franca - SP