04/12/2019

A Importância Da Informática Em Nossas Vidas

Estamos passando por um período histórico que jornalistas e cientistas chamam de pós-modernismo. Este momento ficou marcado com esse nome por conta da “invasão” tecnológica em nossas vidas e cotidiano, por conta disto, devemos nos preparar e se familiarizar com a informática. “Porque devemos nos preparar?”, muito bem, vou explicar.

O motivo no qual devemos ter um conhecimento básico na área de informática, está relacionado ao fato das grandes empresas e corporações estarem adotando tecnologia em seus serviços e produtos. Um grande exemplo deste fato está em um aplicativo chamado “Mercado Livre”, nele podemos comprar e vender qualquer tipo de produto. Ford, Chevrolet, Nascar, Line 6 e Sennheiser são alguns exemplos de grandes empresas que utilizam este aplicativo para vender seus produtos. De acordo com a “37º edição da pesquisa Webshoppers (2018)”, feita pela Ebit em parceria com a Elo, o faturamento do e-commerce, em 2017, foi de R$ 47,7 bilhões, isso representa aumento de 7,5% em relação a 2016, e o numero de consumidores ativos passam de 55 milhões. A tendência é crescer e evoluir cada vez mais, a comodidade e simplicidade de comprar qualquer coisa com um único clique, no conforto de sua casa é bem visto pelos grandes vendedores e usuários. Este é somente um exemplo dentre milhares. O ponto é, estamos evoluindo e mudando a forma que realizamos as tarefas em nosso dia-a-dia.

A Startup Mercode desenvolveu um sistema onde fazer compras de supermercado não será mais algo sem graça ou tedioso. O aplicativo disponibiliza a lista de produtos do supermercado, escolhemos os produtos os quais desejamos comprar, e depois realizamos o pagamento direto do aplicativo, logo após a confirmação, os produtos e alimentos chegam em nossa casa no mesmo dia. Sem os conhecimentos básicos de informática, ficaremos para trás desta tecnologia e desses novos serviços que estão surgindo. E qual o problema ficar por fora? deve estar se perguntando. Bem, ir em uma lotérica, ficar em filas, aguardar um taxi, perder horas em um mercado, e algumas outras tarefas que praticamos diariamente não existiram mais. E não existe idade para aprender utilizar esta ferramenta. Qualquer individuo com acesso a internet pode e deve aprender como utilizar os recursos e produtos aos quais estão disponíveis para nós.

Muitas pessoas acreditam utilizar a informática de forma correta, mas sempre devemos tomar certos cuidados ao navegar na internet. Noticias falsas, vírus, propaganda enganosa, sites falsos entre outros, são pontos onde devemos ser cautelosos, e aprender sobre essas coisas é importante, saber se proteger e tomar certos cuidados é muito mais relevante do que simplesmente acessar redes sociais. A utilização correta do dispositivo nos proporciona praticidade, conforto, conhecimento, facilidade de acesso e comunicação.

Graças a informática, vivemos em um mundo conectado e diversificado, com informações e conteúdo de todas as áreas do conhecimento, muitos veem isso como algo prejudicial no mercado de trabalho, pois a maquina em alguns casos tira o emprego do humano. Este fato só favorece o argumento no qual devemos nos preparar para o futuro, aprendendo a manutenir e configurar a máquina que veio para “tirar” nossa função na empresa.

Com estes fatos, podemos observar a importância da informática em nossas vidas, pois em um futuro não tão distante, vamos nos deparar com a necessidade extrema da utilização tecnológica em nosso cotidiano, por isso, o melhor a se fazer é se preparar neste período de transição, para que o hábito de estar conectado seja natural, e não obrigatório.

Fontes de Pesquisa:

https://www.ecommercebrasil.com.br - 37º edição da pesquisa Webshoppers (2018).

https://www.estudopratico.com.br - pós-modernismo.

https://exame.abril.com.br/ - Maiores vendedores do Mercado Livre.

Nome: Kevin Martins Carvalho Silva
Professor de Informática na instituição Euro Anglo.

Euro Anglo Unidade Jundiaí - SP

                          

 

 

-->