24/01/2020

A importância da leitura

Leitura um assunto peculiar, difícil de ser abordado já que está diretamente ligado aos gostos de cada indivíduo. Recomendações de leituras acabam sendo uma tarefa difícil pela pessoalidade envolvida na questão, entretanto, com a dimensão da literatura brasileira e a importância das suas obras para nossa cultura, é impossível deixar algumas obras passarem despercebidas, visto que muitas são cobradas por professores no ensino médio, e estão inclusas em questões de todos os vestibulares do Brasil.

É trivial ouvir as pessoas dizendo que não possuem paciência alguma para ler, porém a leitura não é algo que requer paciência, e sim habito, é uma questão de transformar a leitura em algo prazeroso, buscando sempre obras que sejam interessantes aos olhos do leitor, independente do conteúdo.

A prática de leitura é algo fundamental na aprendizagem do ser humano e ajuda a aperfeiçoar o vocabulário, dinamiza o raciocínio e aprimora a interpretação e a escrita, porem com o avanço tecnológico as pessoas tem deixado a leitura de lado.

O maior desafio do professor da educação básica é ensinar a leitura aos alunos, não digo o ensino de decifrar códigos, juntar silabas e ler a palavra como um todo, e sim a leitura como um habito, algo que traga prazer.

Estimular o habito de leitura na infância, ajuda no entendimento do individuo sobre a importância da leitura em sua formação, ajudando no desenvolvimento da imaginação e linguagem infantil, pois através dela que nos desligamos do mundo real, quebramos as barreiras da imaginação e descobrimos imagináveis universos sem sair do lugar.

Ter um tempo de leitura permite a criação de um processo de expansão de si mesmo, criando inúmeras possibilidades para trilhar um caminho de descoberta do potencial evolutivo de criação do leitor.

Um leitor assíduo desenvolve mais conhecimento, o que contribui para evolução pessoal e profissional, a leitura pode ser uma grande aliada no desempenho dentro do trabalho, sem contar o fato de que a leitura ajuda a formular e organizar uma linha de pensamento, tornando-se aliada na elaboração de teses e redações, sendo algo de importante para os vestibulandos.

A compreensão da importância da leitura para nossas vidas ajuda no processo de troná-la um habito fácil, principalmente para quem não tem proximidade alguma com nenhum tipo de leitura.

Quando desenvolvemos o hábito da leitura, independente do gênero literário que preferimos, desenvolvemos junto nosso senso critico, ou seja, passamos a analisar tudo o que acontece ao nosso redor de forma mais inteligente e racional, deixando de ser uma pessoa alienada, o que melhora nossa colocação social tanto pessoal quanto profissional.

Uma boa dica para incentivar a criação desse habito é identificar o que mais se encaixa com o seu perfil, procurar algo que te prenda e te faça imaginar realmente o que está sendo narrado, sem se deixar influenciar por indicações de amigos, só porque está na moda ou é um clássico literário, porém vale seguir as recomendações que se adéqüem ao seu gosto.

Outros fatores que podem contribuir para criação desse habito são: ter um horário diário para leitura (no mínimo 30 minutos), aproveitar momentos ociosos (tais como a espera na fila do banco), ter uma meta mensal de leitura (sempre focando na qualidade e não na quantidade), etc.

O importante é ler, independente do tipo de leitura, da forma como lê (se começa pelo ultimo capitulo do livro, por exemplo), lembre-se sempre que ler é um processo de construção de conhecimento que ajuda no desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional.

Aluna: Tauane

Euro Anglo Unidade Ribeirão Preto - SP

 

-->