30/01/2020

Dicas de vendas

Hoje em dia vendemos todos os tipos de coisas, pode ser um produto ou serviço de acordo com a sua área, porém, muitas pessoas não sabem passos essenciais para realizar uma boa venda com o seu cliente, o que é fundamental, afinal, “não importa em qual nicho você trabalha, nem o tamanho do seu negócio, uma coisa é certa: você precisa de vendas para ter sucesso e continuar no mercado” (ROMERO, 2019). 

Para realizar um bom atendimento, é muito importante você vestir uma roupa de acordo com o seu trabalho e apresentar uma boa aparência ao seu cliente. A sua organização antes, durante e depois também é algo fundamental para poder mostrar que você tem tudo em suas mãos e que está bem organizado, afinal, ninguém gosta de ficar esperando o vendedor achar aquilo que você deseja. Para isso, também é muito importante a disponibilização dos materiais, colocando-os de forma que estejam de fácil acesso e não atrapalhem as vendas. Valorizar seu cliente também é algo super importante, então dê total atenção ao que ele pede e procura e dê o seu melhor.

Caso você tenha o seu próprio comércio, tudo que citamos acima é de extrema importância, entretanto lembre-se também de mostrar que a sua empresa, mesmo que pequena, é bem organizada, limpa e bem decorada de acordo com o que você trabalha.

Existem três fases de venda: pré-venda, venda e pós-venda. A partir de agora, vamos conhecer cada uma delas.

Na primeira fase, siga as seguintes dicas: pesquise sobre o tipo de cliente que você vai atender; planeje e organize tudo em sua volta; deixe o ambiente agradável para o seu cliente voltar a comprar seus produtos ou serviços. 

Na segunda fase, lembre-se: aborde o seu cliente, de forma que ele se sinta confortável; pergunte o que ele precisa, apresente as suas propostas, negocie e feche a compra, no momento mais adequado.

Na terceira fase, muitas empresas falham por não se importar com o pós-venda. É muito importante você anotar as suas vendas, escrever sobre qual tipo de cliente mais frequenta o seu estabelecimento (por exemplo, pela idade e o interesse sobre o produto), fazer pesquisas de satisfação (que podem ser feitas por meio de formulários impressos, entregues na negociação da compra, ou pelo computador, como o recurso do Formulário Google). 

Continuando a fase do pós-venda, é muito legal você fazer a fidelização do seu cliente, investir em brindes e propostas de trocas. Para tanto, uma plataforma muito interessante que você usar é o comentário no Google, no qual a pessoa dá uma nota para o seu comércio e recebe algo em troca. Essa plataforma ajuda muito as pessoas encontrarem seu comércio e, se tiver boas avaliações, é melhor ainda para a sua imagem.

Existem, ainda, técnicas de vendas diversas, como a BEN-VA-CA, na qual são citadas, primeiramente, os benefícios do produto ou serviço para o cliente específico, e depois apresentada as vantagens em relação a outros produtos/serviços e suas características.

No mundo, existem vários tipos de vendas, pesquise sobre o que você quer trabalhar, sobre seu negócio, faça planejamentos e organize tudo aquilo que você quer. Anote as dicas que citamos aqui, utilize essas dicas da melhor maneira possível em seu negócio e garanta o seu sucesso!

REFERÊNCIAS

ROMERO, Diogo. Guia de Vendas: tipos, ciclo de vendas, técnicas e tudo para vender mais. 2019. Disponível em: . Acesso em: 18 nov. 2019.

Nome: Anna Luiza Mendes Martins                    Turma: 508
Orientador(a): Laís Farinelli Menusi                   Curso: Gestão Empresarial

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