08/01/2020
Atualmente ouvimos falar em diversos canais de comunicação sobre a importância do bom atendimento ao cliente. Atender significa dar atenção, ouvir, escutar.
Se pararmos para pensar, muitas empresas das quais entramos em nosso cotidiano não param para ouvir o que o cliente tem a dizer, ou até mesmo dar a atenção necessário para o cliente no momento da compra, ou até mesmo quando o cliente quer simplesmente tirar uma dúvida sobre determinado produto ou serviço.
O bom atendimento ao cliente na atualidade é a chave para fecharmos um bom negócio em qualquer empresa.
Quando somos atendidos logo nos vêm a mente que a pessoa que nos atendeu é responsável por toda a imagem da empresa. Daí vemos a importância do bom atendimento, que pode comprometer toda a imagem criada pela organização ao longo do tempo.
O bom atendimento é aquele que busca compreender as necessidades dos clientes, suas dificuldades, e atende-las da melhor forma possível, para que o cliente saia satisfeito do local e ainda indique essa empresa para outras pessoas que serão possíveis futuros clientes. Cabe aí a empatia da pessoa que está atendendo para que ela possa entender de perto as necessidades e desejos daquele cliente, para que ela saia satisfeito.
Infelizmente hoje vemos empresas que por pensarem somente em resultados, acabam deixando de lado a excelência no atendimento. O lucro acaba passando por cima de alguns valores e consequentemente, os resultados não são os melhores.
Graças a tecnologia, as mídias sociais e os meios de comunicação, a disseminação de notícias boas e ruins a respeito das empresas tem se tornado muito maior. Qualquer um de nós pode acessar uma rede social ou sites especializados em reclamações, para podermos ver as avaliações dos clientes de qualquer empresa. Em muitos momentos uma imagem da empresa que levou anos para ser construída acaba em alguns minutos devido à notícias espalhadas na rede e que são rapidamente replicadas pelas pessoas na internet.
Mas quando falamos em empresas conscientes do bom atendimento, vemos todo um preparo para atender bem aos clientes, desde o treinamento da equipe em saber lidar com as pessoas, até preparo técnico sobre o produto ou serviço que estão oferecendo ao cliente para trazer o máximo de satisfação ao cliente.
Em toda e qualquer empresa, podemos destacar algumas habilidades que são fundamentais, como ética, gentileza, educação e entusiasmo, atitudes essas que o cliente percebe e avalia o tempo todo.
Se você trabalha com atendimento seja presencia ou mesmo por telefone, sempre foque no seu cliente como peça fundamental do negócio. Um cliente satisfeito é capaz de indicar a empresa para outras pessoas e a partir daí aumentar vendas, trazer resultados melhores para a organização, resultados que toda e qualquer empresa deseja.
Aluna: Ariane Ferreira dos Santos Oliveira
Curso: Gestão Empresarial – Turma 708
Prof: Guilherme Costa
Euro Anglo Unidade Franca - SP
O Atendimento ao Cliente Como Diferencial nas Empresas