29/05/2020

O futuro da Informática, através da indústria 4.0

Desde quando os primeiros computadores foram inventados, a humanidade sempre busca inovar, atualizar e melhorar a sua tecnologia, para obter maior facilidade e comodidade do seu uso. O maior exemplo disso, foi a mudança drástica do tamanho dos computadores, onde antigamente a CPU e os demais hardwares ocupavam salas gigantescas, e atualmente podem ser transportados de um lugar para outro em mochilas (Notebooks), ou na palma da mão (Smartphones). E a tendência é que se evolua muito mais, tanto em hardwares, quanto em softwares.

A indústria 4.0 chegou para ajudar a evolução da informática, ou forçando a mesma a ser cada vez mais prática e melhor, para atender a alta demanda. A quarta evolução industrial nada mais é, que o conceito que define todas as evoluções industriais e tecnológicas, como o controle de dados e informações, ou seja, começou a era tecnológica. E a informática como o todo, é um dos setores que vem sofrendo e irá sofrer mais mudanças ao longo do tempo, assim se torna indispensável a capacitação das pessoas em manusear essa nova tecnologia,  pois no futuro bem próximo, os computadores será tão necessário e essencial quanto a um copo d’água, visto que tudo será feito, utilizado e manuseado através de computadores e aplicativos.

Uma das inovações da indústria 4.0, e consequentemente, com as inovações tecnológicas, os smartphones estão com capacidades semelhantes ou até iguais aos computadores. As pessoas podem editar, criar e formatar documentos com seus celulares, e conseguem coisas ainda mais incríveis, como controlar seus gastos, editar fotos, e ter conhecimento da sua saúde, através de aplicativos de saúde. E cada vez mais, os celulares estão melhores e mais rápidos, e se tornaram itens essenciais na vida de todos.

Porem os computadores ainda são importantes, e são muito utilizados, dificilmente serão esquecidos, então estão sendo atualizados constantemente, podendo até superar a inteligência do homem, com seus processadores poderosos. E há grande chances de existirem já esses processadores incríveis, mas as indústrias sempre esconde e mantém estocados produtos que são quatro ou cinco vezes melhores do que já estão no mercado, por questões econômicas, então pode ser que essa inovação demore a chegar em nossas mãos, entretanto, precisa-se obter o conhecimento do funcionamento da tecnologia/informática atual, para que no futuro, não estejam tão atrasado no tempo, pois quem não estiver a par dessas inovações, terá várias dificuldades, como por exemplo, conseguir um emprego.

Concluindo, a informática está muito avançada, desde quando foi criada, por exemplo, não há como comparar o Windows 1.0, a base do MS-DOS, com o Windows 10 (mesmo sendo criticado por alguns), onde a facilidade e rapidez de se manusear são bem maiores, além da infinidades de coisas que se pode fazer, através de vários softwares, algo impossível em 1985. A tendência é que se melhore muito mais, ao ponto que a tecnologia atual se torne obsoleta, assim, é necessário que as pessoas se atualizem, ou elas se tornarão obsoletas, igual ao Windows 1.0.

Aluno: Vagner Ferreira
Turma: 519 / informática
Docente: Erich Wenz

Euro Anglo Unidade Piracicaba - SP