12/06/2020

Os impactos dos smartphones em diversas áreas

Não é somente no campo dos negócios e das relações humanas que os smartphones têm causado impactos. Na realidade, aplicações diretas de sua tecnologia já podem ser observadas em áreas como medicina, educação, segurança e transporte. 
O aplicativo Saúde, por exemplo, lançado pela Apple em sua última atualização (o iOS 8) mostra ao usuário um painel completo contendo todos os dados sobre sua saúde e exercícios. Informações como batimentos cardíacos, calorias queimadas, nível de glicose e colesterol podem ser checadas a qualquer momento, podendo também o usuário gravar informações pessoais como seu tipo sanguíneo e alergias. Além disso, especialistas afirmam que, em um futuro próximo, exames de sangue completos poderão ser realizados pelo próprio aparelho, sendo enviados via Internet diretamente para o doutor, de casa ou de qualquer lugar, que enviará de volta ao paciente seu diagnóstico, também via rede, não sendo mais necessárias, em boa parte dos casos, as consultas de presença física.
Outro exemplo é o aplicativo ebooks, também da Apple, que permite o armazenamento e a leitura de ebooks comprados online. Vários aplicativos como esse já estão disponíveis em lojas virtuais como a Google Play e a Apple Store para serem baixados, inclusive em versões gratuitas. Assim, livros didáticos e de literatura em formato de ebook já estão sendo utilizados por escolas do mundo todo, inclusive no Brasil, para a aprendizagem de jovens e crianças, por serem mais versáteis e portáteis, podendo ser acessados de qualquer lugar.
No campo da segurança, são inúmeras as inciativas, tanto público quanto privadas, de desenvolvimento de aplicativos que facilitam a comunicação entre sociedade civil e autoridades, assim como aplicativos conectados a sistemas de segurança privados como câmeras do circuito interno de uma casa. Em abril de 2014, por exemplo, o ministério da Justiça lançou um aplicativo que ajuda a encontrar pessoas procuradas pela polícia. Dessa forma, usuários podem checar no cadastro dessa ferramenta informações sobre outras pessoas, apenas com seu nome ou CPF/RG, e conferir se ela possui pendências com a justiça. 
Por fim, no transporte, aplicativos os mais diversos oferecem soluções de mobilidade urbana, como o app brasileiro Zazno, de caronas colaborativas, ou o Google maps e o waze, que oferecem informações em tempo real sobre o trânsito, pontos de ônibus mais próximos e também o tempo de trajetos. Outro aplicativo, o Mobee, criado por universitários de Brasília, informa sobre paradas de ônibus e a rota de linhas no DF. Assim, centenas de novos aplicativos surgem todos os dias, inovando ou mesmo revolucionando práticas nas mais diversas áreas do conhecimento humano.

DANIEL HENRIQUE FERREIRA
Docente do curso de MANUTENÇÃO DE SMARTPHONES e Coordenador Pedagógico

Euro Anglo Unidade Piracicaba - SP