22/01/2021

Primeiro smartphone do mundo

Primeiro smartphone do mundo
O IBM Simon, primeiro smartphone do mundo, foi lançado em 23 de novembro de 1992. O aparelho rodava um sistema operacional muito parecido com o DOS, tinha um processador de 16MHz, tela LCD de 160 x 293 pixels (monocromática), 1 MB de memória e 1MB de armazenamento.
Legenda: O aparelho, mesmo com visual desajeitado e grandalhão, já contava com alguns recursos vistos até hoje em smartphones, como tela sensível ao toque, câmera e aplicativos, como mapas, visualizador de mercado de ações e player de música. Para instalar os aplicativos, era necessário utilizar um daqueles antigos cartões PCMCIA. Segundo a 
Bloomberg Businessweek, ele era vendido seguindo as mesmas políticas de preço da atualidade, custando aproximadamente 899 dólares (1.875 reais) com contrato de dois anos com a operadora americana BellSouth.

Tantas características inovadoras dentro de um telefone grande e pesado não foram suficientes para alavancar o Simon rumo ao sucesso. Sua campanha de marketing não foi lá grandes coisas, a bateria durava pouquíssimo tempo e ele apresentava muitos outros problemas. o que o fez ter vida curta no mercado - durou apenas seis meses.

Apesar do fracasso e da fama não muito boa, o Simon teve um importantíssimo papel na história dos smartphones, pois é considerado, legitimamente, o pioneiro. (Fonte: canaltechtudo.com.br)

-->