15/12/2020

Sobre o Novembro Azul

Em novembro ocorreu a campanha do novembro azul, voltada para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata em humanos.

 

Na Veterinária esta campanha também tem como objetivo alertar os tutores sobre os problemas que os cães machos podem apresentar com próstata e demais alterações do sistema reprodutor.

 

Diferentemente dos homens, em cães os tumores prostáticos desenvolvesse independente da concentração de hormônios e as neoplasias prostáticas não são tão comuns em cães, entretanto a hiperplasia prostática que causa o aumento do tamanho da glândula é bem comum e ambos podem apresentar sinais clínicos semelhantes como fezes em formato de tira, constipação e tenesmo retal.

Para hiperplasia prostática o tratamento mais eficaz é a orquiectomia bilateral (castração) onde reduz em até 70% do tamanho da glândula em aproximadamente 2 meses após a castração.

 

A castração também é fundamental para prevenção de tumores testiculares, que são o segundo tipo de tumor mais comum em cães machos inteiros.

 

Alguns tumores genitais e hiperplasia prostática geralmente atingem cães não castrados acima de 8 anos.

 

A castração é a mais aconselhável para prevenir essas doenças e promover o controle populacional de cães.

 

Oriente corretamente os tutores desde a fase de vacinação.

Marcel Henrique Esperança

Professor de Auxiliar Veterinário e Petshop.

-->