15/12/2020
Em novembro ocorreu a campanha do novembro azul, voltada para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata em humanos.
Na Veterinária esta campanha também tem como objetivo alertar os tutores sobre os problemas que os cães machos podem apresentar com próstata e demais alterações do sistema reprodutor.
Diferentemente dos homens, em cães os tumores prostáticos desenvolvesse independente da concentração de hormônios e as neoplasias prostáticas não são tão comuns em cães, entretanto a hiperplasia prostática que causa o aumento do tamanho da glândula é bem comum e ambos podem apresentar sinais clínicos semelhantes como fezes em formato de tira, constipação e tenesmo retal.
Para hiperplasia prostática o tratamento mais eficaz é a orquiectomia bilateral (castração) onde reduz em até 70% do tamanho da glândula em aproximadamente 2 meses após a castração.
A castração também é fundamental para prevenção de tumores testiculares, que são o segundo tipo de tumor mais comum em cães machos inteiros.
Alguns tumores genitais e hiperplasia prostática geralmente atingem cães não castrados acima de 8 anos.
A castração é a mais aconselhável para prevenir essas doenças e promover o controle populacional de cães.
Oriente corretamente os tutores desde a fase de vacinação.
Marcel Henrique Esperança
Professor de Auxiliar Veterinário e Petshop.
Sobre o Novembro Azul