26/12/2019

Toxoplasmose: Um risco para todas as idades

A toxoplasmose é uma doença infecciosa ocasionada pelo protozoário Toxoplasma gondii, esse parasita infecta tanto animais silvestres quanto animais domésticos, como gato.  Uma vez que o gato se contaminar, ele se tornará hospedeiro do parasita e suas fezes poderão contaminar outros animais e até mesmo seres humanos.

Outra fonte de contaminação é pela ingestão de carne crua ou mal cozida de bovinos e suínos contaminados e hortaliças não higienizadas corretamente e que contenham oocistos do protozoário. Também pode haver contaminação cruzada por meio de utilização de utensílios de cozinha que também não foram higienizados corretamente. 

Essa doença pode acometer indivíduos de qualquer idade e até mesmo ser transmitida da mão para o feto, por via placentária, sendo está forma chamada de toxoplasmose congênita.

A toxoplasmose pode ser tanto assintomática, ou seja, o portador não irá apresentar nenhum sintoma, quanto o portador poderá apresentar dores cabeça, manchas pelo corpo, crises convulsivas, perturbação mental, edema no fígado, problemas de audição, dificuldades para enxergar e até mesmo perda de visão, dentre outros sintomas.

Como os sintomas da toxoplasmose podem ser confundidos com outras doenças é necessário que o diagnóstico clínico seja confirmado por exames laboratoriais que devem ser solicitados por um médico.

Referências:

https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/toxoplasmose-3/

http://saude.gov.br/saude-de-a-z/toxoplasmose

https://www.infectologia.org.br/pg/833/toxoplasmose

Autora: Indiane Merenciano
Turma: 519 Farmácia e laboratório

Euro Anglo Unidade Franca - SP

 

 

.

-->